• CABECALHO1

 

Bombeiros profissionais querem reforma aos 60

 

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais defendeu, esta terça-feira, a entrada para a pré-aposentação aos 50 anos e para a reforma aos 60 anos devido ao risco e ao desgaste rápido da profissão.

A aposentação dos bombeiros profissionais e municipais foi um dos assuntos que esteve em debate na reunião que os dirigentes da associação e do sindicato que representam a classe mantiveram hoje de manhã com o secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

No final do encontro, o presidente da ANBP, Fernando Curto, disse à agência Lusa que o limite para a aposentação dos bombeiros profissionais não pode continuar a ser os 66 anos, uma vez que põe em causa a sua capacidade de prestar um bom socorro à população e a sua própria salvaguarda.

Fernando Curto adiantou que há estudos a comprovar o desgaste físico e psicológico dos bombeiros profissionais, além do índice de mortalidade ser maior do que a restante população.

Nesse sentido, defendeu que os bombeiros profissionais deviam poder passar para a pré-aposentação aos 50 anos e para a reforma aos 60 anos, tendo em conta que "é uma profissão de risco e de desgaste rápido".

Sobre a questão da aposentação, o presidente da ANBP disse que João Almeida ficou de agendar uma reunião conjunta com o ministro ou secretário de Estado da Segurança Social.

O mesmo responsável afirmou também que, nos próximos anos, a média de idades dos bombeiros profissionais vai situar-se entre os 45 e os 56 anos.

 

in Jornal de Notícias